Governador Witzel libera futebol. Carioca volta no fim deste mês
A volta do futebol no Rio está liberada.
No final da noite desta sexta-feira, o governador Wilson Witzel assinou um decreto autorizando a prática de esportes de alto rendimento sem público. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial. Nas redes sociais da Secretaria de Saúde Estadual está a liberação.
(foto Por GloboEsporte.com-RJ)
"Atividades esportivas de alto rendimento passam a ser autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização."
O ato de Witzel foi o que melhor poderia ter acontecido para a Federação Carioca de Futebol, que convocou um Conselho Arbitral exatamente para hoje, às 15 horas, quando deverá ser sacramentada a retomado do Campeonato Estadual.
E já marcada a data para a volta. A previsão é que os jogos retornem entre sábado 27 e domingo, 28 ainda neste mês. Os jogos devem acontecer apenas no Maracanã, no estádio Nilton Santos e em São Januário.
A prefeitura do Rio já projeta até a retomada de público. Com a liberação para um terço de torcedores. O Flamengo, clube que mais desejava a volta do Estadual, foi o primeiro a voltar a treinar. Os jogadores do Vasco também já se preparam.
(Gabi Gol realizando teste para covid-19)
O Botafogo voltará aos treinamentos no dia 15.
Talvez, o Fluminense também marque seus treinos para o dia 15. Talvez, porque o presidente Mario Bittencourt segue sendo o dirigente mais reticente à volta do futebol neste mês de junho. Já que a curva da pandemia do coronavírus está no seu pior momento no país.
O Brasil atingiu ontem 35.026 mortos e 645.771 infectados. De quinta-feira para sexta-feira, 1.005 mortes. O Rio de Janeiro chegou a 6.473 mortes e 63.066 infectados.
Dos jogadores da elite do Rio de Janeiro, 157 já foram infectados pelo coronavírus. Cerca de 18,6% dos que foram testados. A volta do Campeonato Carioca deverá impactar na maioria dos Estaduais do país.
Como o Paulista, por exemplo. Haverá também uma reunião do Conselho Arbitral hoje, para discutir a chance de retomada.
O Brasil usará como base o protocolo de retorno do futebol da Alemanha. Com uma grande diferença. A de que o país europeu já vivia curva descendente da pandemia. O Brasil vai retornar com o coronavírus no auge...
COSME RÍMOLI
Do R7