Coluna: O Humano que Habita em Mim.

Vida - desenvolvimento humano - sa├║de emocional.


Vivência Emocional e Expressão Corporal - A influência da Biodanca na transformação da autoestima. Há alguns anos eu tive uma vivência incrível com uma técnica chamada Biodanca. Foi tão transformador na minha vida que acabei escrevendo um projeto de pós-graduação e gostaria de compartilhar com vocês.

A idéia do projeto surgiu por causa dos clientes que chegavam pra mim no consultório e de alguns alunos de Biodanca que traziam uma queixa de dificuldade em perceber ou aceitar sua imagem e autoestima.

Que é a autoestima?

Auto estima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem ou faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento do ego.*

É considerada pelos especialistas, como um dos aspectos da personalidade relevante para um desenvolvimento sadio do indivíduo e por isto, um dos fatores possibilitadores de condições de vida satisfatórias e gratificantes.

As pessoas que possuem baixa autoestima sofrem muito e muitas vezes não conseguem viver suas vidas de modo pleno e satisfatório. Alguns sintomas comuns de baixa autoestima: incapacidade de confiar na própria opinião, sempre pensar demais, medo de enfrentar desafios, preocupação, falta de crença em sua capacidade, dureza consigo mesmo, mas indulgência com os outros, sentir-se culpado, ansiedade frequente e agitação emocional.*

Que fazer para melhorar a auto estima?

A primeira coisa a fazer é se dar conta de : como anda sua autoestima? Se, por acaso ela estiver em baixa, ficarmos consciente disso e depois procurar por auto conhecimento e técnicas que possam nos auxiliar nessa caminhada. Aqui estou dando uma dica do trabalho com a Biodanca ,mas poderiam ser outras técnicas como Psicoterapia, Constelacão Familiar, Sistema de Desenho Humano, Renascimento,…

Mas, afinal que é a Biodanza ou Biodanca?

Biodanca é um sistema que estimula o desenvolvimento humano através de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança num processo em grupo conduzido por um ou mais facilitadores.

Segundo Rolando Toro (1994), criador da Biodanca, a autoestima é a vivencia do próprio valor e da autoaceitação que é complexa. Provém da intensa sensação de estar vivo, de sentir-se a si mesmo, de sentir o seu corpo como fonte de prazer e saber o que se quer e, por outro lado, de saber-se único e singular, pensar a si mesmo, assumir sua autoimagem e decidir o que fazer. A Biodança é uma ferramenta de autoconhecimento e de transformação das emoções, poderosa , se usada corretamente, pode nos ajudar e muito a melhorar nossa autoestima, melhorando consequentemente nossa qualidade de vida.

____________________________________________________________________________

Texto de Ana Gaspary. Psicóloga Especialista em Aconselhamento, Pós-Graduada em Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt Terapia, Consultora e Analista do Sistema de Desenho Humano, Terapeuta Corporal, Colunista da FM Itabaiana. *Projeto para PUCRS-A influencia da Biodanca na transformação da autoestima. Data: 24/03/2020.